08/01/11

Hackers penetraram no site da ACAPOR, redirecionado para The Pirate Bay

Um grupo não identificado de hackers penetrou no site da ACAPOR, Associação do Comércio Audiovisual de Portugal, de forma a substituir a primeira página, que passou a exibir a imagem de um bardo pirata e um texto reivindicatório em inglês, conforme documenta a imagem abaixo.









A operação é de larga escala, visando outros sites, e denomina-se "Operation Payback". A página tinha por título, até há instantes, "Payback is a ***, isn't it?"
O ataque injectou a página alterada através de um vulgar iframe. Após alguns segundos, o visitante é redirecionado para o site The Pirate Bay, que é um centro de pirataria.
A ACAPOR, que reúne as empresas que alugam DVDs, tem sido a maior militante da defesa dos "direitos de autor" em Portugal.
O ataque deixou incólumes as restantes páginas do site da ACAPOR, acessíveis por link direto, como é o caso desta sobre a associação.
Adenda: No Twitter, Marcos Marado indica que o Pirate Bay "nao é" um centro de pirataria mas "o mais popular tracker BitTorrent". Tirando o pormenor da designação, ser o mais popular tracker BitTorrent implica na realidade ser um centro de pirataria -- talvez um dos maiores, seguramente um dos mais populares. Eu entendo a diferenciação de Marcos Marado e por isso aqui dou conta dela. É certo que as redes P2P não são tecnicamente, obrigatoriamente, redes de pirataria e muitas pessoas usam-nas para atividades legais. Isso não impede, ou invalida, a sua utilização para atividades ilegais.
Também diz Marcos Marado que a ACAPOR tem sido, isso sim, "a maior militante de reformar Lei dos Direitos de Autor", e não, como escrevi, "a maior militante da defesa dos "direitos de autor". Mais sobre isto noutra altura.

SEQUÊNCIA: Correspondência eletrónica da ACAPOR foi violada e circula na net.



Fonte

0 comentários: