08/01/11

Mac App Store sofre primeira ação de hackers

A Mac App Store, a nova loja virtual de programas para o Mac OS X (e que em um dia atingiu a incrível marca de um milhão de downloads de aplicativos), mal foi inaugurada e os hackers já encontraram um jeito de burlar a segurança da loja. Isso significa que, usando um software chamado Kickback, o usuário poderá piratear qualquer aplicativo, de acordo com informações do site 9to5 Mac.
Mas não se anime ainda; o Kickback só será lançado a partir de fevereiro, segundo o hacker Dissident. "Não queremos lançar o Kickback assim que a Mac App Store for lançada. Temos razões para isso. A maioria dos programas que estão na Mac App Store (na primeira leva) serão muito bons. A Apple não vai colocar porcarias na App Store assim que ela for lançada. Provavelmente levará meses para que a loja tenha um monte de softwares ruins e quando sentimos que for esse momento, lançaremos o Kickback. Portanto, não lançaremos o Kickback até que a loja esteja estabilizada, bem depois dos desenvolvedores terem subido seus aplicativos. Não queremos desvalorizar os programas e frustrar os desenvolvedores."
Por outro lado, os hackers também descobriram como driblar o DRM (Digital Rights Management ou Gestão de Direitos Digitais, que assegura e administra os direitos autorais e marcas registradas) para instalar e rodar programas pagos não autorizados. Mas o problema, segundo John Gruber, do Daring Fireball, não é culpa da Apple; os desenvolvedores não estão prestando muita atenção ao sistema de validação da Apple.
Poucas horas após o lançamento da Mac App Store foi descoberto que um simples Copie-e-Cole era o suficiente para crackear alguns aplicativos pagos. Basta copiar o código do aplicativo gratuito baixado legalmente da loja e colá-lo sobre o código do aplicativo pago (baixado de sites piratas).
E, para a alegria de muitos, um dos aplicativos em que é possível fazer esta gambiarra é o famoso Angry Birds, da Rovio. São erros primários que seriam facilmente evitados se os desenvolvedores estivessem seguindo exatamente o que a Apple recomenda.


Fonte

0 comentários: