08/01/11

União Europeia prepara mega-operação contra ciber-crimes

A agência de segurança da Comunidade Europeia – Europol – divulgará na próxima sexta dados sobre a ameaça de crimes cibernéticos. Juntamente com o raio X das actividades de hackers, crackers e CIA, a polícia vai dizer de que forma pretende combater a actividade desses criminosos.



À frente das investigações, o homem escolhido para frustrar as actividades do ciber-crime na Comunidade Europeia, Rob Wainwright, afirma não haver fronteiras nesse tipo de actividade e que, se for para combater efectivamente as hordas digitais, irá precisar de recursos quase ilimitados.
«Os crimes cibernéticos não são limitados a regiões geográficas. Alguém na Alemanha pode, tranquilamente, ser atacado por um hacker numa parte remota do mundo. Se quisermos dar conta da prevenção desse tipo de crime, vamos precisar de todos os esforços disponíveis», alerta.
Dados da McAfee, empresa de segurança digital, dão conta do prejuízo causado anualmente: mais de um bilião de dólares, o equivalente a cinco milhões de carros – a frota de uma cidade grande – por ano.
Actualmente existem aproximadamente 150 mil vírus digitais em circulação. Essas pragas conseguem infectar, em média, 148 mil PCs por dia.


Fonte

0 comentários: