19/02/11

Pseudocódigo

Imagino que saibam falar.
Falar quase implica partilhar.
Falamos entre nós, através das maquinas.

Falar quando há alguém que entenda.

Nem toda a gente entende o que dizemos

Mesmo nós as vezes não sabemos expressarmo-nos correctamente e como tal não nos entendem correctamente.

Por mais que a matemática e a estatística sejam ciências quase perfeitas, mesmo sabendo falar essa linguagem há erros de vocabulário.

Ao falarmos com um "computador" mais correctamente, com um interpretador, teremos de usar as regras que o Receptor (interpretador) usa para interpretar. É como eu ir a Paris e não falar francês. Posso até expressar-me mimicamente muito bem, e até ter a sorte que o Receptor entende inglês, mas se fosse em português era mais fácil certo?

Bom, Assim sendo e sabendo então que, o que melhor interpreta a máquina, são impulsos electricos, temos de transmitir isso à máquina o melhor possível, de forma que ela interprete o melhor possível o que queremos dizer-lhe.

Ela felizmente ou não, não interpreta aquelas ideias abstractas que temos sobre amor, amizade, profissionalismo, desejos, etc...

Mas parte da nossa abstracção, sabermos como ela lida.
Isto porque ela precisa de saber, o Quê, para Quê, Onde, Como e Quais as possibilidades que tem de Manobra.

Outra vez, é tal e qual a nós falarmos até mesmo com alguém que fala portuguẽs. Temos de saber o Que falamos, Qual o objectivo da conversa, O que ela faz (pode levar-se em consideração também(afinal não devemos falar certas coisas na presença de A ou B pessoas)), Como é neste caso em português por via oral, Quais as possibilidades de manobra!? ...aqui tudo depende se há mais alguma coisa para falar ou não =) neste caso há.

Estou a tentar falar-vos sobre o melhor método de falar com uma "maquina". Como falar com a máquina e o que lhe podemos querer dizer(que incluí limitações) que qualquer um de nós é incapaz de fazer à mesma velocidade.

Então o princípio é mesmo a nossa língua.
Nada melhor que expressarmo-nos em português.

Penso que referi a abstracção como um ponto importante.

Por acaso sempre que acordarmos cedo para ir trabalhar/estudar pensamos em que sequẽncia de acções fazemos?

# Enumerando só alguns com pouco detalhe:
1. Tirar os lençois de cima,
2. Rodar o corpo até um dos lados da cama,
3. Calçar,
4. Levantar,
5. Caminhar até ao W.C.
6. Tomar banho,
7. Vestir,
8. Tomar o pequeno almoço,
9. Tomar atenção se não deixamos nada em casa que vamos precisar,
10. Sair.
Vou admitir que os pontos 1,2,3,4,6,7, são os mais complicados de explicar em detalhe pela sua complexidade. Os outros podem ser explicados dque ela faz uma forma mais simples, por mais que podemos considerar o mesmo grau de complexidade se quisermos ir ao detalhe.

Ora,
Ponto 5. Desde a cama até ao W.C. existem vários objectos que temos de nos desviar. Todo esse trajecto pode ser calculado matematicamente.
Ponto 8. Perparação do pequeno almoço.
1. Levar o leite ao fogão.
2. Acender o fogão.
3. Deixar um tempo determinado o leite a aquecer.
4. Tirar e entornar o leite no copo.
5. Pegar numa faca.
6. Cortar o pão.
7. Por queijo no pão.
8. Fechar o pão.
9. Direccionar o pão à nossa boca.
10. Trincar, masticar e ingerir.

Ponto 9. Parar. fazer Reload do que teremos de fazer hoje e qual o material que precisamos para sair, passar o dia fora e voltar com o mínimo de falhas.

Existem muitas Linguagens de programação. Para design web, design de objectosque ela faz , sons, imagens, texturas, acções, etc...

Elas subdividque ela faz em-se também em linguas de alto-nível e baixo-nível.
Quanto mais "alto" seja esse nível, mais fácil é a comunicação entre nós e as máquinas.

A forma mais alta que conhecemos é usando a nossa língua mãe.

A única forma de recebermos uma resposta da máquina é se dissermos para ela Escrever no monitor.

Se ela escreve, é porque tem um valor associado à ação Escrever, ação esta que foi Lida e interpretada.

Um exemplo:
Note Bem. Em seguida um texto com "#s" que representação comentários e que o interpretador ignora.

inicio
inteiro Amigo, Amigos, n; #Declaração de valores
Amigo = 0; #Valor 1
Amigos = 1; #Valor 2
Desde (n até 10);
se (Amigo = 1);
Amigos = Amigo + 1;
se_fim
escrever ("Tenho", Amigos, "numero de amigos")
fim
fim

A estes passos de raciocínio chama-se algoritmia ou algoritmos.

Como viram, declara-se um inicio e um fim, as variaveis que usa, que tipo de variaveis são essas, o que vai fazer com os valores, e com que finalidade.

A Pseudoprogramação basea-se nisto.











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